A pesquisa do teatro selvagem

O Teatro Selvagem se propõe a realizar e mostrar uma pesquisa de atuação teatral envolvendo técnicas xamânicas de transe e realinhamento de sentidos e energias corporais, aliada às técnicas do “Teatro da Crueldade” desenvolvidas por Antonin Artaud (1896-1948), autor do clássico “O Teatro e Seu Duplo”. Entres essas técnicas, podem ser citada a “respiração artaudiana” (descrita no texto “Atletismo Afetivo”) o “desregramento das emoções” (intrinsecamente apoiado na obra “Elogio da Loucura, do filósofo Erasmo de Rotterdam). Pode ser citada, ainda, a chamada “fúria santa” de diversas religiões antigas, captada como inspiração pelo Teatro da Crueldade e pelo Teatro Selvagem, em face do fervor da entrega dos corpos para se atingir estados de renovação anímica, ou até mesmo a redenção espiritual.
Além da fonte artaudiana, colocada em prática por diversos grupos ao redor do mundo — entre eles o Teatro Oficina de SP, do qual o ator Fransérgio Araújo foi membro destacado – o TEATRO SELVAGEM propõe-se incorporar a palavra, ( o verbo muscular), de Isidore Ducasse em sua obra “Os Cantos de Maldoror”,bem como a “escrita de crueldade” presente na obra literária e dramatúrgica de Jean Genet. Tanto Ducasse como Genet foram objetos de encenações recentes em teatros de São Paulo, incluindo-se salas do circuito Sesc-SP. Fransergio Araújo participou de ambas as montagens.

O Teatro Selvagem esteve em residência artística no Peru, no mês de abril de 2015 a convite do legendário diretor Mario Alejandro Delgado há frente do grupo Cuatrotablas há mais de 40 anos, o mesmo abriu as portas de sua Cia para a experimentação da busca autoral do processo proposto para o ator pelo teatro selvagem, e o teatro selvagem ficou em residência por uma semana na sede do grupo em Lima na Casa da Literatura .

O Teatro Selvagem é um trabalho construído por Fransérgio Araújo, a sua pesquisa busca personalizar a desempenho da atuação de forma a construir uma nova situação dramática onde a encenação se torne objeto de execução e de um corpo visceral, sua técnica se propõe na busca do “selvagem” de cada um, criando assim uma nova identidade de transformação, o justo objetivo desta proposta é banir a ideia de impossibilidade criativa , e diminuir a distancia entre a pulsão de vida e a reestruturação da busca de si mesmo que é a alma pungente da transformação e busca de novas identidades no mundo.

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